sexta-feira, 1 de abril de 2011

Chipaguassu : um quitute sem glúten


 Flávia e eu
o fruto da parceria



Chipaguassu   (Chipa = Milho  Guassu = Grande)  Milho Grande   

O quitute de hoje vem do Estado do Paraná e é de origem indígena Guarani, trazido e ensinado por Flávia Muluc*, uma descendente. Depois de experimentarmos seu sabor original, surgiram idéias de recheio. A primeira experiência foi com carne moída refogada com temperos e bem sequinha. A combinação ficou muito saborosa, no dizer de quem provou... É um quitute sem glúten. Esse preparo da carne moída é um coringa na minha cozinha. Entra em recheio, sopa e macarronada, para dizer o mínimo.

Chipaguassu

Ingredientes:
5 espigas de milho verde
1 cebola média picada
4 unidades de cebolinha verde picada
2 dentes de alho picados
Meio pimentão verde picado
1 tomate médio fatiado em rodelas finas
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
1 xícara de chá de queijo coalho ralado grosso
1 pitada de três dedos de orégano
1 pitada de dois dedos de pimenta do reino
1 fio de azeite para regar antes de levar ao forno

Modo de fazer:
Com uma faca, separe os caroços de milho do sabugo. Se preferir pode ralar no ralador grosso que é o modo original de transformar o milho verde em massa! Eu triturei, pacientemente, no liquidificador sem adição de liquido. Coloque a massa obtida numa vasilha e reserve. Numa frigideira, refogue no azeite o alho, a cebola, o pimentão e a cebolinha até murcharem, adicionando sal e pimenta do reino a gosto. Retire do fogo e deixe amornar. Unte um refratário com óleo ou manteiga e polvilhe com fubá de milho. Agora, misture a massa do milho com o refogado dos temperos e o queijo ralado, até ficar homogêneo, e coloque no refratário, alisando para ficar distribuído por igual. Cubra com as rodelas finas de tomate, perfume com o orégano, regue com um fio de azeite e leve para assar em forno pré-aquecido. Está pronto quando estiver dourado.
Se quiser incluir um recheio, use a metade do preparo para forrar o refratário, espalhe por cima, distribuindo por igual, o recheio de sua preferência, que deve estar enxuto, cubra com a outra metade do preparo e finalize como indicado, ou use sua criatividade.
Feliz paladar! 

Um comentário:

  1. Delícia é ver vocês duas juntas... Lindas.
    Delícia de pessoas.
    E uma pergunta: é quase como se fosse uma polenta?
    Beijos, queridas.
    Maria.

    ResponderExcluir