domingo, 20 de março de 2011

Peixe ao Forno



TILÁPIA AO FORNO

INGREDIENTES: Uma tilápia inteira de um quilo aproximadamente. Uma cebola grande cortada em rodelas finas e separando os anéis. Rodelas de 1 cm de batata inglesa suficientes para cobrir o fundo da travessa em que você vai assar seu peixe. Dois dentes de alho pilados. Um tomate médio em rodelas. Uma xícara de chá de vinho branco seco. Uma colher de sopa de salsinha picada. Duas colheres de sopa de suco de limão. Duas colheres de sopa de azeite. Sal a gosto e uma colher de café de orégano.

Lave a tilápia e deixe escorrer bem. Verifique o tamanho da assadeira que vai caber o peixe confortavelmente. Faça 2 ou 3 cortes em diagonal no peixe em ambos os lados.  Misture o alho, o sal o limão e a salsinha e tempere o peixe por dentro e por fora colocando o tempero nos cortes. Deixe repousar numa vasilha enquanto prepara os outros ingredientes. Ponha água na assadeira em que vai assar o peixe e vá descascando as batatas, uma a uma, fazendo rodelas e forrando o fundo da assadeira até completá-lo. Tire as rodelas de batata da assadeira e ponha numa panela, cubra com água e uma pitada de sal e cozinhe até que fiquem cozidas, mas sem desmanchar.  Escorra as batatas numa peneira.  Descarte a água que ficou na assadeira quando você retirou as rodelas de batata. Seque a assadeira e comece a montagem: coloque primeiro os anéis de cebola, reservando alguns para o fim. Ponha em cima da cebola as rodelas de batata. Em cima da batata coloque o peixe. Regue tudo com o vinho branco. Coloque os anéis de cebola reservados em cima do peixe. Cubra tudo com as rodelas de tomate, regue com o azeite e salpique com o orégano. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 40 minutos mais ou menos, a depender do seu forno. Em todo caso faça uma verificação com 35 minutos e complete o cozimento se necessário. Serve 4-5 pessoas. Acompanha arroz branco e salada de folhas. Em peixes menos gordos que a tilápia pode acrescentar um pouco mais de azeite.

Esse preparo funciona com outros peixes também, inteiros ou filetados. Pode substituir o orégano por alecrim ou ervas finas. E é claro que tudo fica muito mais gostoso quando cozinhamos com prazer e gratidão pela oportunidade de fazê-lo.    

4 comentários:

  1. Huuuuuummmm!!!
    Deu vontade de preparar um agora mesmo e te convidar pra compartilhar comigo.
    O peixe e o amor por fazê-lo.
    Em fazendo-o, chamo-te.
    Amor, amada.
    Maria Castro.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e vida longa ao seu blog, Efi!
    Além de saboroso está lindo também!
    Beijo, carinho,
    Syomara.

    ResponderExcluir
  3. Gente querida, obrigada pelo incentivo.
    Feliz Paladar,
    Efimia

    ResponderExcluir